/ Devocionais (Salmos)

Devocional 1 (Salmo 1)

Antes de iniciar este primeiro dos trinta devocionais extraídos do livro dos Salmos, quero informar que, como já disse, selecionei trinta salmos conhecidos e profundos para que durante este mês venhamos identificar a Vontade de Deus em cada versículo para que cresçamos grandemente na presença de Deus. Aconselho que leia estes devocionais munido de uma Bíblia, pois durante os comentários poderão aparecer referências de apoio e consultá-las será uma forma bastante proveitosa e de grande auxilio no seu crescimento espiritual. Tenha uma boa leitura!

A felicidade dos justos e o castigo dos ímpios

  1. Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
  2. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
  3. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
  4. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
  5. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
  6. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.

Vs 1:“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios” este versículo nos mostra o padrão de vida que devemos seguir: a santificação e separação dos padrões e pensamentos mundanos e dedicação completa à Palavra de Deus; “nem se detém no caminho dos pecadores” os justos não frequentam os mesmos lugares que os ímpios dos quais Deus se desagrada; “nem se assenta na roda dos escarnecedores”, ou seja, não devemos compartilhar dos mesmos pensamentos, condutas e falas do mundo.

Vs 2:“Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”, os servos de Deus devem procurar a todo momento edificar e guiar suas vidas de acordo com a Palavra de Deus, devem buscar fazer aquilo que o Senhor se agrada, pois seus corações possui prazer nos mandamentos de Deus: “e na sua lei medita de dia e de noite”, o mesmo não ocorre com os ímpios, pelo contrário, estes não amam a Verdade e por isso hão de perecer 2 Tm 2.10.

Vs 3:“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas”, aqueles que seguem os Princípios de Deus possuem vida no Espírito, que neste verso é representado como ribeiro de águas. “A qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”, os justos sempre terão o auxílio de Deus e a sua bênção o que garante a prosperidade de seus feitos, porém isso não significa que estarão imunes às lutas e dificuldades, mas mesmo nelas Deus guiará seus passos fortalecendo-o.

Vs 4:“Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha”, aqueles que rejeitam a Verdade de Deus e o Sacrifício de Cristo estão sujeitos às forças malignas, Ef 2.2, são arrastados de um lado para o outro tal como a palha é arrastada por um impetuoso vento.

Vs 5:“Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos”, todos aqueles que rejeitam a Cristo serão condenados no Dia do Juízo diante da presença de Deus, serão condenados por sua rejeição à Verdade, neste momento nem mesmo o melhor advogado poderá se defender, pois todos os seus atos estão escritos no livro de Deus.

Vs 6:“Porque o Senhor conhece o caminho dos justos”, Deus sabe muito bem que seus filhos o servirem integralmente seu final será glorioso e cheio de bênçãos, enquanto que o final do caminho dos ímpios será trágico: *“mas o caminho dos ímpios perecerá”. *

Para concluir, tomemos este Salmo como orientação e alerta para este dia, procuremos colocar a vontade de Deus no controle deste dia para que não desagrademos ao Pai.

Se ainda não fez isto, se ainda não dispôs pelo menos dez minutos para Deus faça agora mesmo e verá como os seus passos serão guiados, entregue sua vida a Deus, peça para que Ele abra seus olhos e para que lhe dê sabedoria ante as diversidades do dia, somente assim conseguirá vencer as ciladas de Satanás.

Que Deus abençoe grandemente os seus passos e que este dia venha ser marcado pela presença do Espírito Santo.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais