/ Devocionais (Salmos)

Devocional - Salmo 46

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá)
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.
As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá)
Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.
Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá)

vv.1-3: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza” nestes dois primeiros versículos podemos ver a confiança do salmista depositada em Deus, Ele é o nosso refúgio e proteção nos tempos de adversidade.

vv.4-5: “Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã” o rio do qual o salmista se refere é o ria da graça, da glória e do poder que flui da Presença de Deus e que nos toca por meio de seu Santo Espírito. Este rio nos vivifica auxiliando-nos dia após dia.

v.6: “As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu” não importa qual a força do inimigo, ou em quantos eles estão, apenas pelo poder da Palavra de Deus todas as ações humanas são neutralizadas e desmanteladas.

vv.7-8: *“O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!” *mais uma vez vemos neste salmo a afirmação de que a Presença e o Poder de Deus permanecem ao nosso lado e que suas ações são manifestas por toda a terra na presença dos nossos adversários.

vv.9-10: “Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra” não importa a situação que se levanta contra nós, não importa o tanto de inimigos que buscam nosso fracasso, Deus faz cessar tudo aquilo que possa nos inquietar. Apenas Ele é digno de glória, honra e poder, pois seus caminhos são retos e direitos.

vv.11: “O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio”

Que neste dia venhamos confiar plenamente na Presença e Proteção de Deus, entreguemos o nosso caminho ao Senhor o tudo Ele fará, depositemos nossos temores e receios aos seus pés e Ele nos guiará debaixo da sua sombra.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

Leia mais
Devocional - Salmo 46
Compartilhe:

Assine o boletim Euaggelion