Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Devocionais (Salmos)

Devocional - Salmo 3

  • Jamil Filho

    Jamil Filho

    Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

    Ler mais artigos deste autor.

    Jamil Filho

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá)
Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça.
Com a minha voz clamei ao Senhor; Ele ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá)
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.
Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu, pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá)

v.1: “Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim”. O salmista torna conhecido ao Senhor sua provação e suas dificuldades. Este salmo foi escrito enquanto Davi fugia de seu próprio filho, Absalão procurava matá-lo e usurpar seu trono. Davi não escondeu do Senhor seus medos, ansiedades e temores, pelo contrário, ele os apresenta Aquele que pode todas as coisas.

v.2: “Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus”. O justo, quando sofre provações, enfrenta tanto dúvidas e temores internos quanto ataques e questionamentos externos. Somos tendenciados, nos momentos de dificuldades, a indagar a veracidade do cuidado e proteção de Deus, contudo, o sofrimento e a dor não aponta para a ausência de Deus, mas sim para a necessidade de buscá-lo.

v.3: “Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória e o que exalta a minha cabeça”. Dianta dos questionamentos e dúvidas o salmista ergue sua voz e declara que, em meio ao sofrimento, dor e angústia, Deus é seu escudo, proteção e Aquele que lhe concede o livramento. Ele é nossa força, nosso auxílio e nosso abrigo, a resposta correta ao sofrimento não é se afastar do Soberano, mas reconhecer Seu imutável e maravilhoso cuidado e proteção.

v.4: “Com a minha voz clamei ao Senhor”. Ao invés de murmurar o salmista clama ao Senhor em sua angústica, suplica pelo Seu auxílio e socorro. O crente deve confiar, assim como Davi, que Deus ouvirá seu clamor e súplica. “Ele ouviu-me desde o seu santo monte”. Deus não é inalcançável aos clamores de Seu povo.

v.5: “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou”. Quantas vezes você já não ouviu ou mesmo declarou este verso? Em circunstâncias normais não encontramos grande consolo neste versículo, contudo, se lembrarmos que o salmista, ao escrever este verso, vivia como um fugitivo jurado de morte, compreenderemos o quão gracioso e misericordioso é o Senhor.

Em meio à morte ainda podemos descanças, por é Deus que nos sustenta. Não temos o controle da nossa vida em mãos, tudo está nas mãos do Senhor, confie nEle, não sofra por um futuro que você não sabe se viverá.

v.6: “Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor”. A confiança e fé em Deus nos faz crer que, mesmo em meio à adversidade, o controle de nossas vidas e a decisão final não partirá de nossos inimigos ou lutas, mas sim de Deus.

vv.7-8: “Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu, pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção”. O salmista encerra sua súplica entregando ao Senhor a sua luta, confiando que Deus lhe concederia a vitória e descansando naquilo que Ele faria.

Davi nos ensina que em todas as circunstâncias de nossa vida jamais devemos deixar de confiar no auxílio soberano do Senhor, somente Ele é capaz de nos conceder aquilo que é, eternamente, melhor para nossas almas, portanto, deixe que o Senhor batalhe suas lutas!

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

Leia mais
Devocional - Salmo 3
Compartilhe