/ Devocionais (Salmos)

Devocional 3 (Salmo 8)

Deus é glorificado nas suas obras e na sua bondade para com o homem

  1. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
  2. Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo.
  3. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
  4. Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
  5. Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.
  6. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
  7. Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo;
  8. As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
  9. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

Vs 1:“Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!” toda a criação louva e exalta ao Senhor (Salmo 148) e demonstra a glória de Deus para os homens (Salmos 19) diariamente devemos louvar a Deus, pois admirável é o teu nome e digno e todo o louvor.

Vs 2:“Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo”, este versículo nos sugere que tal como a natureza canta, Is 55.12, as crianças elevam o louvor a Deus, afinal o Reino dos céus são delas, Mt 19.13-15; Mc 10.13-16; Lc 18.15-17. Através do verdadeiro louvor de seus filhos o inimigo se emudece e não encontra forças para combatê-los.

Vs 3-4:* “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?”*, nestes dois versículos o salmista Davi expressa a pequenez do ser humano antes o Universo e os astros celestes, que até hoje mesmo com toda a tecnologia não foram totalmente desvendados.

Vs 5:“Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste”, mais uma vez Davi mostra a nossa insignificância, somo inferiores, no que se refere a nossa constituição física e intelectual, aos anjos e consequentemente aos demônios, porém pelo sangue de Jesus somos coroados de glória, honra e poder.

Vs 6, 7 e 8:* “Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés”,* este versículo nos revela a honra que Deus deu aos seres humanos: a de dominar toda a criação através da agricultura, caça, pesca, extração de recursos minerais, domesticação de animais selvagens etc., toda a criação foi posta por Deus sob o domínio humano, Gn 1.26; Gn
2.15,19 e 20. “Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.”

Porém essa posição na qual a raça humana se encontra em relação aos demais animais não é para a nossa glória, mas sim para a glória de Deus:

Vs 9:“Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!”.

Que neste dia a nossa vida, pensamentos e ações venham louvar ao Deus Todo Poderoso, glorifiquemos seu Santo Nome em cada momento, pois dependemos totalmente de sua misericórdia e sustento para continuar vivos. Que Deus guie seus passos!

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais