/ Devocionais (Salmos)

Devocional 4 (Salmo 14)

A corrupção do homem. Sua redenção provém de Deus

  1. Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
  2. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
  3. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
  4. Não terão conhecimento os obreiros da iniquidade, que comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor.
  5. Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
  6. Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.
  7. Oh! Se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

Vs 1:“Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem”, os néscios ao qual refere-se Davi são todos aqueles que rejeitam a Deus e à sua Palavra, negam o sacrifício de Jesus na cruz, vivem uma vida depravada e contrária aos padrões de Deus, Rm 1.18-32, afirmam que não há Deus, pois não creem na Bíblia, nem no que ele diz a respeito dEle, não o buscam nem invocam seu Santo Nome.

Vs 2:“O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus”, Deus olha atentamente para a terra em busca de filhos fiéis que o louve em Espírito e em verdade, Jo 4..23 e 24, buscando-o de todo o coração. É interessante ressaltar que o versículo se refere àqueles que buscam a Deus como “algum que tivesse entendimento”, podemos concluir, portanto, que o sangue de Cristo derramado no Calvário nos torna livres da opressão e da cegueira de Satanás.

Vs 3:“Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um”, este versículo nos remete a Romanos 3.23 onde Paulo afirma que todos pecaram e destituídos da Glória de Deus , por mais que busquemos a Deus estamos sujeitos ao pecado e às suas consequências.

Vs 4-5:“Não terão conhecimento os obreiros da iniquidade, que comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor. Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos”, estes dois versos revelam a posição dos “obreiros da iniquidade”, ou seja, servos de Satanás. Ele de todo modo buscam oprimir o povo de Deus através de palavras, ações, postura, leis e até pela força, porém o Juízo de Deus virá sobre todos aqueles que não temem  Deus “Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos”.

Vs 6:“Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio”, aqueles que não temem a Deus procuram o fracasso dos necessitados tementes ao Senhor fazendo de tudo para que o mal sobrevenha sobre eles, porém Deus é a sua proteção e o seu refúgio.

Vs 7:“Oh! Se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhorfizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel”,  mesmo em meio as perseguições devemos manter nossa confiança em Deus, pois Ele é o nosso consolo e proteção na hora da angústia.

Minha oração é que neste dia venhamos confiar em Deus plenamente, pois somente nEle encontraremos o refúgio e a proteção daqueles que procuram nosso mal. Confie em Deus, siga-o de forma plena, medite em sua Palavra e busque fazer sua vontade melhorando sempre na caminhada na fé. Que Deus te abençoe.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais