/ Devocionais (Salmos)

Devocional 4 (Salmo 14)

A corrupção do homem. Sua redenção provém de Deus

  1. Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
  2. O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
  3. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
  4. Não terão conhecimento os obreiros da iniquidade, que comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor.
  5. Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
  6. Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.
  7. Oh! Se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

Vs 1:“Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem”, os néscios ao qual refere-se Davi são todos aqueles que rejeitam a Deus e à sua Palavra, negam o sacrifício de Jesus na cruz, vivem uma vida depravada e contrária aos padrões de Deus, Rm 1.18-32, afirmam que não há Deus, pois não creem na Bíblia, nem no que ele diz a respeito dEle, não o buscam nem invocam seu Santo Nome.

Vs 2:“O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus”, Deus olha atentamente para a terra em busca de filhos fiéis que o louve em Espírito e em verdade, Jo 4..23 e 24, buscando-o de todo o coração. É interessante ressaltar que o versículo se refere àqueles que buscam a Deus como “algum que tivesse entendimento”, podemos concluir, portanto, que o sangue de Cristo derramado no Calvário nos torna livres da opressão e da cegueira de Satanás.

Vs 3:“Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um”, este versículo nos remete a Romanos 3.23 onde Paulo afirma que todos pecaram e destituídos da Glória de Deus , por mais que busquemos a Deus estamos sujeitos ao pecado e às suas consequências.

Vs 4-5:“Não terão conhecimento os obreiros da iniquidade, que comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor. Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos”, estes dois versos revelam a posição dos “obreiros da iniquidade”, ou seja, servos de Satanás. Ele de todo modo buscam oprimir o povo de Deus através de palavras, ações, postura, leis e até pela força, porém o Juízo de Deus virá sobre todos aqueles que não temem  Deus “Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos”.

Vs 6:“Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio”, aqueles que não temem a Deus procuram o fracasso dos necessitados tementes ao Senhor fazendo de tudo para que o mal sobrevenha sobre eles, porém Deus é a sua proteção e o seu refúgio.

Vs 7:“Oh! Se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhorfizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel”,  mesmo em meio as perseguições devemos manter nossa confiança em Deus, pois Ele é o nosso consolo e proteção na hora da angústia.

Minha oração é que neste dia venhamos confiar em Deus plenamente, pois somente nEle encontraremos o refúgio e a proteção daqueles que procuram nosso mal. Confie em Deus, siga-o de forma plena, medite em sua Palavra e busque fazer sua vontade melhorando sempre na caminhada na fé. Que Deus te abençoe.

Jamil Filho

Jamil Filho

Servo de Cristo Jesus, proclamador das Boas Novas, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais