/ Devocionais (Salmos)

Devocional 5 (Salmo 19)

A excelência da criação e suas leis, assim como da palavra de Deus

  1. Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

  2. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.

  3. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes

  4. em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,

  5. que é qual noivo que sai do seu tálamo e se alegra como um herói a correr o seu caminho.

  6. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso, até à outra extremidade deles; e nada se furta ao seu calor.

  7. A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.

  8. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos.

  9. O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.

  10. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.

  11. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.

  12. Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.

  13. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão.

  14. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu!

Vs. 1:“Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” este salmo de Davi inicia-se afirmando que a criação testifica a existência de Deus “Os céus manifestam a glória de Deus”, até hoje os céus e o Universo permanece como um enigma para nós seres humanos. “e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” toda a Terra, montes e vales foram moldados pela própria mão de Deus.

Vs. 2:“Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite” os dias e as noites completam-se a si com maravilhas infindáveis, cada dia e cada noite possui sua própria maneira de declarar a Glória de Deus.

Vs. 3-6:“Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, que é qual noivo que sai do seu tálamo e se alegra como um herói a correr o seu caminho. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso, até à outra extremidade deles; e nada se furta ao seu calor.” sem pronunciar uma única palavra o dia e a noite juntamente com toda a criação proclama a Majestade de Deus para todos nós. O Poder e a Majestade divina é expressa pelos atros, pela ordem que há no Universo; dia após dia o sol segue seu caminha imutável.

Vs. 7:“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” neste verso o salmista Davi afirma que os mandamentos e princípios de Deus refrigera a alma, se traduzirmos os verbo do hebraico acharemos o termo “converter”, ou seja, a Lei de Deus traz para aqueles que a segue, transformação e renovação espiritual.

Vs. 8-9: “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.” os propósitos de Deus para a vida de seus servos são retos, ou seja, não são tortuosos, mas sim planos, íntegros e acima de tudo, são bençãos para aqueles que o seguem, “o mandamento do Senhor… alumia os olhos” todos aqueles que vivem de acordo com a Santa Palavra de Deus tem seus olhos abertos para as verdades que nos rodeiam nos fornecendo discernimento espiritual, ela é luz para o nosso caminho (Sl 119.105)

Vs. 10: “Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.” os caminhos e padrões de Deus são mais prazerosos do que as riquezas deste mundo, pois são caminhos de vida, caminhos que nos trazem satisfação espiritual e que nos guia para as moradas do Altíssimo.

Vs. 11: “Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa” seguir fielmente a Lei de Deus nos garante a Vida Eterna a maior recompensa que um ser humano pode alcançar, viver eternamente ao lado do seu Criador!

Vs. 12:“Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.” devemos diariamente, não apenas evitar o erro, mas também clamar pela ajuda de Deus para que todas as nossas falhas sejam retiradas.

Vs. 13: “Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim; então, serei sincero e ficarei limpo de grande transgressão.” todo servo de Deus deve clamar verdadeiramente para que a soberba não tome espaço em seu coração, nossa vida deve ser destinada, guardada e reservada apenas para Deus.

Vs. 14:“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu!” nós como servos de Deus devemos clamar ao Senhor para que a nossa língua seja tomada e guiada pelo Espírito Santo, pois ela é um membro muito perigoso que possui o mesmo poder de um pequeno fogo em um bosque (Tg 3.1-11), devemos clamar a Deus e nos policiar para que da nossa boca saia apenas palavras para edificação daqueles que nos ouve (Ef 4.29)

Que Deus abençoe seu dia grandemente, guiando-o de acordo com sua Santa Palavra.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais