/ Devocionais (Salmos)

Devocional 6 (Salmo 22-Parte 2)

Vs .14-15:“Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera e derreteu-se dentro de mim.” desde o monte das Oliveiras Cristo padeceu grandes angústias e dores (Mt 26.37-44; Mc 14.32-39; Lc 22.42-44), “A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.”, ficou sem água, foi chicoteado da forma romana, este açoite deve ter sido tão terrível que Jesus, como homem, não conseguiu carregar sua cruz devido ao graves ferimentos.

Vs. 16:“Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés.” este versículo descreve a forma como Jesus morreria, seus pés e mãos foram transpassados por cravos de metal.

Vs. 17:*“Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.” *durante a crucificação de Jesus um grande número de pessoas o contemplava, uma verdadeira depravação moral, pois quando um indivíduo tem prazer no sofrimento alheio é um indício de que sua mente já está dominada por padrões satânicos de conduta.

Vs. 18:“Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.” as vestes de Jesus foram repartidas entre os soldados que o crucificaram, porém sua túnica que era feita com uma única costura foi sorteada para ver qual deles ficaria com ela (Jo 19-23-14).

Vs. 19-21:“Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me. Livra a minha alma da espada e a minha predileta, da força do cão. Salva-me da boca do leão; sim, ouve-me desde as pontas dos unicórnios. Então, declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. Vós que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, descendência de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, descendência de Israel. Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. O meu louvor virá de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem. Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente. Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor; e todas as gerações das nações adorarão perante a tua face. Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações. Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; como também os que não podem reter a sua vida. Uma semente o servirá; falará do Senhor de geração em geração. Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.” nestes versículos podemos notar a glória e paz que o Senhor concede por meio do Sacrifício de Jesus àqueles que o servem fielmente e de coração íntegro.

Que durante este dia venhamos lembrar do Sacrifício de Jesus para nos salvar, pois somente assim não pisaremos seu sofrimento nos entregando às paixões infames.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais