/ Devocionais (Salmos)

Devocional 8 (Salmo 24)

O domínio universal de Deus. Quem é digno de entrar no seu santuário. Deus é o Rei da glória

  1. Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.

  2. Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios.

  3. Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?

  4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

  5. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

  6. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá)

  7. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

  8. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.

  9. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

  10. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória. (Selá)

Vs. 1-2: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios” Davi inicia este salmo propagando que toda a Terra e o Universo forma feitos por Deus, bem como todos os seres que nela habitam. Devemos reconhecer em todo momento que Deus é o Criador de todas as coisas e que tudo o que Ele criou exalta o seu nome, Salmo 148.

Vs. 3-4:“Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?” o salmista Davi neste versículo indaga acerca de quem seria digno de entrar na presença de Deus, ou de quem seria digno e merecedor de habitar em sua Presença, a resposta vem logo no versículo seguinte: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” podemos notar aqui moldes de conduta que todo crente deve seguir: ser puro de coração e possuir as mãos limpas, ou seja, não levantar a mão para fazer o mal a ninguém, que cumpre sua palavra mesmo que isso venha representar uma perda pessoal e que não se deleita na vaidade.

Vs. 5-6:“Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó” aqueles que agirem em conformidade com os pré-requisitos dos versículos anteriores terão a bênção e a mão de Deus ao seu favor em todas as áreas da sua vida. Será uma geração de pessoas comprometidas com o verdadeiro louvor a Deus, um louvor puro e sincero que vai muito além da música, é um louvor diário, uma consagração constante, uma santificação e separação do pecado.

Vs. 7-10:  “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória” Nestes quatro últimos versículos o salmista Davi faz uma alusão às portas de Jerusalém, “Levantai, ó portas, as vossas cabeças” pode se referir ao fato de que as entradas de Jerusalém não seriam grandes o suficiente para que a Glória e Majestade de Deus passassem por elas, estes versículos podem referir também ao retorno de Jesus no qual Ele descerá sobre o Monte das Oliveiras e entrará pela porta dourada. Isso nos mostra o que nós seres humanos e nossas tecnologias são diante de Deus, nada, nada do que somos ou possuímos subsiste ante a Glória de Deus.

Venhamos, pois, buscar estar puros e imaculados diante de Deus para que sejamos dignos de estar na Presença de Deus.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais