Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Devocionais (Salmos)

Devocional - Salmo 24

  • Jamil Filho

    Jamil Filho

    Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

    Ler mais artigos deste autor.

    Jamil Filho

Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios.
Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.
Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá)
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória.

vv.1-2: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios”. Deus é o dono por direito de todo o Universo, de tudo o que nele há e de todo homem. Como magnífico Criador ao Senhor pertence cada vida e cada fôlego humano, cada molécula conhecida e desconhecida de nosso universo a Ele pertence. Tudo é dEle e tudo é para Ele!

Ele merece todo o louvor, toda a adoração e toda a exaltação, todo o universo O louve, pois as obras das Suas mãos manifestam Seu eterno e imutável poder (Salmo 148).

vv.3-4: “Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?”. Ao reconhecer, nos primeiros versos, a grandiosidade do Senhor o salmista Davi inclina-se aos homens e questiona quem entre os mortais será capaz de subir ao monte dAquele cujos céus desaparece, cuja face brilha mais forte do que o sol ao meio dia e cujo poder não pode ser contido. "Quem subirá ao monte do Senhor [...]?" Ele questiona.

E, rapidamente, nos apresenta a resposta: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”. O Senhor busca aqueles que honram Seu Nome, aqueles que vivem em santidade, que amam ao Senhor em seus afazeres corriqueiros e o exaltam em suas vidas cotidianas.

vv.5-6: “Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”. Sobre aqueles que amam e vivem para o Senhor estão a bênção e a justiça de Deus, a justiça da salvação. Sobre os retos de coração e os justificados por Cristo pairam as misericórdias eternas, o amor insondável e a graça sem medidas.

vv. 7-10: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da Glória”. Após contemplar a glória do Altíssimo, Sua majestade e buscar aqueles que foram feitos dignos de subir no santo monte do Senhor, o salmista nos apresenta um deslumbre da vinda gloriosa do Messias.

Sua majestade e poder vindo em direção à Sião, à Santa Cidade, Sua Glória preenche toda a Terra, Seu poder é insondável e Seu reino de santidade e justiça não se findará. Os justos se alegrarão nEle e Ele será, para todo o sempre, Seu Senhor.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

Leia mais
Devocional - Salmo 24
Compartilhe