/ Eternidade

E se hoje fosse seu último dia?

Retomando um assunto já publicado num post mais antigo, desejo novamente alertá-lo acerca da sua Eternidade. Todo dia milhares de pessoas morrem, estimam-se que morrem por dia 148.272 pessoas, 6.178 por hora e aproximadamente 103 por minuto, provavelmente quando você acabar de ler este parágrafo centenas, se não milhares de pessoas já partiram para a Eternidade

E se hoje fosse seu último dia? O que você faria? Teria a certeza de que passaria a sua Eternidade ao lado de Deus? Se não que através deste artigo apresentar-lhe o Único Caminho para Deus e, se sim, quero reforçar a sua fé através de uma explanação de alguns versículos.

A única certeza que temos é que um dia morreremos, esta é a única certeza incerta que temos, pois sambemos que vamos morrer, porém não sabemos como e quando, portanto devemos estar preparados para este dia que determinará para sempre o nosso destino: seja com Deus, se agirmos conforme a Sua Vontade, seja sem Ele, caso neguemos a sua Palavra Salvadora.

Dedique agora um minuto e pense: neste exato momento enquanto você está sentado lendo em seu PC ou Notebook este post centenas de almas partiram da Terra, apenas Deus sabe para onde cada uma foi e, se neste exato momento, seu fôlego de vida expirasse qual seria seu destino Eterno?

Não quero amedrontar ninguém, pelo contrário que alertá-lo, afinal, não sabemos quanto tempo ainda nos resta e quando nossa alma sair deste corpo será tarde demais para se reconciliar com Deus. Quero que mantenha esta pergunta em sua mente: “Qual será meu destino caso eu morra hoje?”. Leia cuidadosamente cada versículo, frase e comentário, pois acredito que este post clareará a questão mais intrigante que perdura na mente humana: a morte.

Caminho Largo

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7:13-14)

Se olharmos ao nosso redor não é nem um pouco difícil identificar comportamentos típicos de adeptos do caminho largo: satisfação de prazeres carnais, valorização de bens terrenos, amor ao mundo, desprezo por Deus e pelo Santo dentre inúmeros outros.

Note que eu não me refiro apenas àqueles que “não frequentam a igreja”, temos que tomar muito cuidado ao rotular que vai para o céu olhando apenas através de um molde humano, devemos observar as Sagradas Escrituras, muitos que dizem “Senhor, Senhor” não entrarão no Reino de Deus (Mateus 7:21-23), devemos observar os frutos, pois é através deles que identificamos os verdadeiros servos de Deus (Mateus 7.16).

Vejamos agora algumas características daqueles que estão no Caminho Largo:

1º) Rejeitam a Deus e vivem de acordo com a sua vontade.

Pessoas que trilham pelo Caminho Largo estão a todo momento rejeitando a Deus e a sua Palavra, pois aceitá-lO requer o abandono das antigas práticas e a continua negação do “eu” (Mateus 16:24). Mas por que muitas pessoas não o fazem?

Simples, pois negar a si mesmo e fazer a Vontade de Deus requer dedicação, perseverança, é um contínuo processo de lapidação, ninguém que aceita a Jesus hoje já se torna perfeito e santo amanhã. A santificação é um processo de crescimento contínuo, ou seja, requer o nosso interesse e a nossa vontade, Deus não impõe sobre nós o que deseja, nós que devemos almejar fazer o que Ele quer. É exatamente por isso que muitos ainda continuam neste caminho, pois não querem abandonar a vida de pecado e de satisfação carnal, querem continuar fazendo aquilo que o seu “eu” deseja, agir sem ter que se preocupar com Padrões de Conduta ou Normas Morais.

2º) Amam ao mundo.

Aqueles que estão no Caminho Largo possui como característica principal o amor ao mundo, note que eu não me refiro ao amor ao mundo cósmico, ao terceiro planeta do sistema solar, o que eu estou dizendo aqui é o amor ao sistema mundano, aos padrões impostos sobre a sociedade por Satanás, ao conjunto de iniquidades, erros, corrupção, imoralidade etc., aqueles que amam ao mundo não possui o amor de Deus (1 João 2.15-16), pois Ele não aceita fazer morada em um coração que divide espaço com todo o tipo de perversidade e pecaminosidade, cabe lembrar que Deus não arromba a porta do coração de ninguém tal como Satanás, mas se a porta for aberta Ele não aceita mais nada além da Sua Presença. Quem ama ao mundo não consegue dedicar sua vida a Deus, pois como é possível conciliar o amor para com Deus com o amor para com as coisas materiais? A própria Bíblia diz que se isso acontecer ou amaremos a um ou ao outro.

Amar ao mundo está intimamente ligado com rejeitar a vontade de Deus e com satisfazer a vontade carnal, pois quando nos satisfazemos com aquilo que o sistema nos oferece estamos desagradando ao Pai, já que o “mundo está no maligno” e ao agir conforme o padrão mundano nossa carne se satisfaz, já que este padrão se firma no pecado e na rejeição a Deus.

3º) Terão como Destino Eterno o inferno

Todos aqueles que vivem nestes dois padrões, existem muitos outros, porém decidi explanar apenas estes dois, pois eles são características marcantes daqueles que vivem afastados de Deus, estes terão como destino o inferno e por consequência o Lago de Fogo e Enxofre, pode até parecer cruel e, pode ser, que você esteja se perguntando: “Se Deus é amor por que Ele lança as pessoas no inferno?”, Deus é realmente um Deus de amor, tanto que Ele mesmo garantiu uma maneira para sermos salvos: seu Filho Jesus, porém Ele não obriga ninguém a fazer sua vontade, pelo contrário Deus deseja que o sigamos e O aceitemos de todo o coração. Deus não “joga” ninguém no inferno é o homem que com suas concupiscências e com seus pecados caminha para ele, eu e você temos a liberdade de viver do modo que queremos, porém a nossa escolha hoje interferirá drasticamente na nossa Eternidade.

Caminho Estreito

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7:13-14)

Neste versículo Jesus nos alerta que não apenas a porta, mas também todo o caminho que leva para a vida é estreito, ou seja, o caminho que leva para o céu é difícil, pois requer a negação do “eu” e a submissão à Vontade de Deus. Podemos observar também que Jesus no orienta “Entrai pela porta estreita”, como Deus Ele sabia e sabe muito bem qual será o final de cada caminho, quais são as glórias que esperam aqueles que seguir pelo Caminho Estreito e quais serão os horrores que aqueles que seguiram pelo Caminho Largo hão de receber. Agora vejamos algumas características daqueles que trilham o Caminho da Vida:

1º) Rejeitam ao mundo e vivem de acordo com a Palavra de Deus

Todos aqueles que dizem estar no Caminho Estreito devem, acima de tudo, rejeitar os prazeres do mundo e viver de acordo com a Palavra de Deus, esta postura pode ser definida como “Tomar a sua cruz”, ou seja, negar a minha vontade para fazer a Vontade de Deus, aceitar as humilhações, as afrontas e os desprezos do mundo, suprimir o nosso ego e orgulho, que nos afastam de Deus, tornando-nos totalmente dependentes dEle agindo apenas de acordo com as Sagradas Escrituras.

2º) Amam a Palavra de Deus

Aqueles que adentram pela Porta Estreita amam a Palavra de Deus, pois é através dela que nos orientamos acerca daquilo que é o correto e plausível. Note que aqui não me refiro ao amar o Livro Bíblia, claro que devemos cuidar e zelar pela manutenção dela, porém de nada adianta cuidar se não praticarmos, amar a Palavra de Deus é exatamente isso, é praticar aquilo que está escrito, é andar de acordo com os padrões morais e éticos expressos na Lei de Deus, mesmo que todos ao nosso redor estejam fazendo o que é errado, se amarmos verdadeiramente a Palavra de Deus seremos capazes de resistir todas as pressões e tentações agindo corretamente em todos os momentos.

3º) Terão como Destino Eterno as Santas Moradas no Céu

Pode até parecer um caminho cruel, difícil e exaustivo, porém o final dele será recompensador e glorioso, será um descanso eterno e glorioso. Lá haverá espaço suficiente para todos os santos de todas as eras, será um destino glorioso, porém somente aqueles que viverem de acordo com as Sagradas Escrituras alcançarão a Eterna Jerusalém. “Nem todos que dizem Senhor, Senhor entrarão no Reino de Deus”.

Você pode não concordar com o que eu disse, ou não entender porque eu fiz toda essa volta abrangendo o céu e o inferno, mas pense comigo: “Todos nós estamos indo para algum lugar, um dia todos morreremos e de acordo com o que eu apresentei, qual será o seu destino eterno?” Lembre-se de que centenas de pessoas partem para a eternidade todos os minutos (se dúvida confira aqui) pode ser que antes de você terminar de ler este post eu esteja sendo velado, ou o contrário, o que realmente importa não é como morreremos, mas sim de que maneira morreremos, quando isso acontecer devemos estar em “paz” com Deus, ou melhor dizendo, devemos estar de acordo com a Bíblia.

Se você está lendo isso e não vive de acordo com a Palavra de Deus, esta é a sua oportunidade de se entregar a Deus, não foi por acaso que este post foi colocado aqui e que você o está lendo, não sei quem está ai do outro lado da tela, nem sei muito menos qual é a vida que você tem levado, porém eu te digo: “Mesmo que não pareça, ainda existe uma oportunidade para você!” Deus te ama tanto que há dois mil anos enviou seu Único Filho para garantir uma oportunidade de Salvação. Se deseja se entregar hoje a Jesus faça a seguinte oração, o mesmo vale para você que diz ser crente, mas não segue a Palavra de Deus:

“Senhor Jesus, sei que não tenho vivido da maneira correta, sou um pecador e como recompensa mereço a condenação, porém peço que perdoe meus pecados, limpe meu coração e purifique a minha mente. Oro para que venha entrar em meu coração e fazer em mim sua morada. Perdoe por todos os meus pecados e escreva meu nome no Livro da Vida. Seja meu Senhor de agora para frente. Oro em nome de Jesus. Amém!”

Se você fez esta oração de coração puro e sincero a partir de hoje Jesus fará em ti morada, desde que você viva de acordo com a Bíblia, oriento que procure uma Igreja Evangélica para que você possa aprender a viver corretamente. Minha oração é para que no futuro nós venhamos nos encontrar no Céu e possamos viver com Deus para sempre. Deus te abençoe!

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais