/ Reflexões Bíblicas

Bíblia, nosso único modelo de conduta!

Quantas vezes não nos deparamos com pessoas que por admirar alguém se veste, comporta, anda, fala e se parece com seu “ídolo”?

Muitos desses fanáticos dão, se necessário, tudo o que conquistaram durante toda a vida apenas para passar alguns momentos vendo, de longe até, seu molde de conduta. Esse mal que atinge a sociedade atual tem sorrateiramente se infiltrado no meio dos cristãos.

Muitos usam a desculpa de que “fulano” é um “homem de Deus” e por isso devemos seguir seu modelo de vida. Eu considero que alguém para se enquadrar nesse esteriótipo de “homem de Deus” deve no mínimo andar como Cristo andou, servir a Jesus integralmente, no que se refere ao padrão de conduta, pois não adianta ser um pregador eloquente no domingo a noite e na segunda de manhã estar envolvido com todo o tipo de pecado.

O salmista no Salmo 1 nos mostra as características de um verdadeiro servo de Deus, vejamos:

  • Não anda segundo o conselho dos ímpios: ou seja, os verdadeiros seguidores de Cristo não vivem de acordo com aquilo que é considerado como “normal” pela sociedade. Nem só porque todos ao nosso redor consentem em cometer um agravo nós devemos fazer o mesmo, “Não anda segundo o conselho dos ímpios” se refere exatamente a isso! Não consentir nem agir de forma errônea somente para se adequar ao que a maioria considera como “legal”, “maneiro” ou “descolado”.
  • Nem se detêm no caminho dos pecadores: não frequentam os mesmos lugares que os ímpios. Note que eu não estou falando de lugares que há impios e que devemos ir como a escola e ou o trabalho, por exemplo, este versículo se refere à lugares que podem ser evitados por nós, pois ali se concentram pessoas que por, predeterminação, se dirigem ao local com o objetivo de satisfazer seu prazeres pecaminosos, a exemplo disso podemos citar as boates, as baladas, festas mundanas etc.
  • Nem se assenta na roda dos escarnecedores: não partilham de conversas e comentários profanos e imorais que, explicitamente, atacam a Deus, claro que muitas vezes estamos em ambientes em que tais conversas surgem e não há como nos retirar do local, na escola ou faculdade, por exemplo, porém isso não significa que devemos participar, perceba que há muita diferença entre estar num local de convívio social (escola, trabalho) e ser submetido à conversas paralelas iníquas e participar de tais conversas.
  • Ante tem seu prazer na Lei do Senhor e na sua Lei medita de dia e de noite: aqueles que desejam ser “moldes” de Jesus devem andar como Ele andou e qual é o melhor lugar para aprender como seguir os passos de Jesus? Na Bíblia! É realmente um absurdo  pessoas que, se autodenominam cristãos, evitem de todo modo ou criem barreiras para ler a Bíblia enquanto que ENGOLEM DE BOM GRADO O LIXO LITERÁRIO SECULAR! Nada contra os que gostam da literatura brasileira e internacional, mas eu sinceramente a vejo com olhos reprovadores, pois a todo momento, mesmo que de forma implícita, estes autores contornam temas, com um vocabulário supostamente trabalhado, liberando vez ou outra ataques a Deus e à Sua Palavra.

Eu realmente não consigo compreender como supostos crentes moldam suas vidas de acordo com ícones como Harry Potter, que possui poderes iguais aos do seu inimigo o que nos remete à coesão e integração do bem com o mal; Fernando Pessoa, que em momentos de “transe” incorporava um dos seus heterônimos, demônios na verdade, escrevendo assim suas obras; Elvis Presley, um apostata que deixou a Cristo para se satisfazer carnalmente no mundo;

Como é possível que pessoas que dizem ser cristãos moldam suas vidas de acordo com tudo e com todos menos com aquilo que é mais importante para nós, servos de Deus, a Bíblia? Muitos podem até dizer: “Não, eu não me porto da mesma maneira do que os ícones seculares, meus “ídolos” são ícones evangélicos” eu respondo “Ai que piorou!!!”, pois o que é mais grave: uma celebridade não cristã atrair a atenção para si ou uma “celebridade” cristã atrair a atenção para si enquanto que o correto seria atrair a atenção para Deus? Não há diferença!!! Existe apenas a “capa de santidade” que serve para cobrir o real objetivo. “Estou louvando a Deus então não importa se eu me apropriar de modelos e métodos mundanos para que eu alcance logo o status!” esse é o pensamento de muitos famosos cristão e de muitos fãs desses famosos. Eles acreditam que somente pelo fato de um determinado indivíduo dizer que está louvando a Deus a utilização de caracteres mundanos se torna desprezível!

Veja só o que está acontecendo com as igrejas, ninguém quer mais ouvir uma palavra de exortação, sobre o Arrebatamento ou de perdão dos pecados, estão apenas querendo “dançar para Jesus”, “pular para Jesus”, “cantar para Jesus”, não estou dizendo que não se pode expressar louvor desta maneira, mas o que realmente está acontecendo é que ninguém mais está se preocupando em garantir o essencial que é a vida de santidade e devoção a Deus.

De nada adianta eu ir num show e ver como os riffs e solos que o guitarrista faz são power, ou que o tecladista toca de uma “maneira muito louca” ou ainda que o cantor roda o microfone pelo cabo enquanto chuta para o público balões coloridos, mas não manter uma vida de santidade e devoção a Deus.

Aposto que se eu publicasse neste blog artigos com temas como: “DEUS QUER VOCÊ RICO!”, “A DERROTA NÃO É PARA VOCÊ!”, “DEZ MANEIRAS PARA ALCANÇAR A PROSPERIDADE” eu teria atingido mais de 10 mil visualizações em apenas um mês com mais de centenas de seguidores, mas não, todos os dias eu luto para manter a média de 50 a 100 visualizações por dia, o que soma 3000 em um mês e por que isso? Acredito que seja por causa desse falso evangelho que se vem encucando na mente das pessoas em que “Deus deve fazer tudo o que você quer somente porque você se tornou um “integrante do Seu Reino” e se Ele não fizer é porque você não é realmente filho dEle”, sou declaradamente contra tudo e todos que defendem este FALSO EVANGELHO! Deus não é obrigado a dar nada para ninguém! Sem eu ou não Ele continua sendo Deus!

Se os crentes entendessem isso não haveria tanto escândalo como há hoje! Venhamos pois fazer da Bíblia o nosso modelo de conduta para que naquele Grande Dia venhamos ouvir: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Que Deus continue de orientando e abençoando conforme Sua Santa Palavra.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais