Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Reflexão

O Confronto

  • Jamil Filho

    Jamil Filho

    Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

    Ler mais artigos deste autor.

    Jamil Filho

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5:16-25)

O confronto! O maior confronto da História se passa dentro de nós! Espírito contra carne, nossas concupiscências contra o Espírito!

Há mais de um mês pude ver, através de um jogo de guerra, o War, que apenas a estratégia ou o número de exércitos não garantem a vitória em um combate. Deve existir existir um balanço entre ambos.

No âmbito espiritual é da mesma forma. A força conta muito, mas muitas vezes a estratégia é a que desfere o golpe final.

Pois, Satanás pode não ter força para atacar diretamente em determinada área, porém ele se alia para que desta maneira consiga derrubar as barreiras que o impedem de tomar o controle da mente.

Mas deixando a explanação sobre tática de lado, vamos dizer porque este conflito é tão importante e decisivo:

  1. Ele acontece dentro de nós; não são terras, ouro ou dinheiro que estão em jogo, mas sim a sua e a minha alma. Por isso o conflito ocorre dentro de nós, pois uma vez controlando o centro nervoso do nosso corpo, Satanás controla todo o resto;

  2. Não terá fim enquanto estivermos vivos; tal confronto nunca se encerrará enquanto caminharmos nesta Terra, pois a cada dia temos que lutar contra nossas inclinações para o pecado, principalmente contra aquelas da qual temos mais facilidade em ceder;

  3. Nossa decisão e dedicação é que determinará se é a carne ou o Espírito que prevalecerá; se nós dermos força à nossa vontade carnal e retirarmos do nosso coração a Vontade de Jesus Cristo com toda certeza será nossa carne que prevalecerá, porém se alimentarmos o nosso espírito e deixarmos que Jesus assuma sua posição de senhorio (Rm 8.4-14) o Espirito Santo prevalecerá;

  4. Aquele que vencer, por final, determinará a nossa eternidade; aquele que for o dominante em nossa vida, seja a carne ou seja o Espirito, determinará, não apenas o nosso padrão de vida, mas também a nossa eternidade, seja ela longe ou perto de Deus.

Portanto venhamos a todo momento andar em santidade e dedicação a Deus para que, no futuro, venhamos estar eternamente ao lado de Cristo!

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

Leia mais
O Confronto
Compartilhe