/ Reflexões Bíblicas

O Confronto

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5:16-25)

O confronto! O maior confronto da História se passa dentro de nós! Espírito contra carne, nossas concupiscências contra o Espírito!

Há mais de um mês pude ver, através de um jogo de guerra, o War, que apenas a estratégia ou o número de exércitos não garantem a vitória em um combate. Deve existir existir um balanço entre ambos.

No âmbito espiritual é da mesma forma. A força conta muito, mas muitas vezes a estratégia é a que desfere o golpe final.

Pois, Satanás pode não ter força para atacar diretamente em determinada área, porém ele se alia para que desta maneira consiga derrubar as barreiras que o impedem de tomar o controle da mente.

Mas deixando a explanação sobre tática de lado, vamos dizer porque este conflito é tão importante e decisivo:

  1. Ele acontece dentro de nós; não são terras, ouro ou dinheiro que estão em jogo, mas sim a sua e a minha alma. Por isso o conflito ocorre dentro de nós, pois uma vez controlando o centro nervoso do nosso corpo, Satanás controla todo o resto;

  2. Não terá fim enquanto estivermos vivos; tal confronto nunca se encerrará enquanto caminharmos nesta Terra, pois a cada dia temos que lutar contra nossas inclinações para o pecado, principalmente contra aquelas da qual temos mais facilidade em ceder;

  3. Nossa decisão e dedicação é que determinará se é a carne ou o Espírito que prevalecerá; se nós dermos força à nossa vontade carnal e retirarmos do nosso coração a Vontade de Jesus Cristo com toda certeza será nossa carne que prevalecerá, porém se alimentarmos o nosso espírito e deixarmos que Jesus assuma sua posição de senhorio (Rm 8.4-14) o Espirito Santo prevalecerá;

  4. Aquele que vencer, por final, determinará a nossa eternidade; aquele que for o dominante em nossa vida, seja a carne ou seja o Espirito, determinará, não apenas o nosso padrão de vida, mas também a nossa eternidade, seja ela longe ou perto de Deus.

Portanto venhamos a todo momento andar em santidade e dedicação a Deus para que, no futuro, venhamos estar eternamente ao lado de Cristo!

Jamil Filho

Jamil Filho

Servo de Cristo Jesus, proclamador das Boas Novas, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais