/ Sermões e Pregações

A Ressurreição de Jesus

Qual a importância da ressurreição de Jesus para a fé cristã?

A Ressurreição de Jesus é o alicerce da fé cristã.

Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Mateus 28:5-6

A ressurreição é a chave para a fé cristã. Mas porquê?

  1. Como Ele havia prometido, Ele ressurgiu dos mortos. Nós podemos estar confiantes, portanto, que Ele cumprirá tudo quanto prometeu;

  2. A ressurreição do corpo nos mostra que o Cristo vivo é soberano no Reino eterno de Deus e não um falso profeta ou um impostor;

  3. Nós podemos ter certeza de nossa ressurreição, pois Ele foi ressuscitado. A morte não é o fim, existe vida após ela;

  4. O poder que trouxe Jesus de volta a vida está disponível para nós trazermos nossos ser espiritual morto de volta a vida, a saber, a vida espiritual (Romanos 8:11);

  5. A ressurreição é a base do testemunho da igreja para o mundo (João 6:68 e 69).

A ressurreição é o ponto decisivo da fé cristã.

Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 1 Coríntios 15:3-4

Sempre haverá pessoas dizendo que Jesus não ressurgiu dos mortos. Porém Paulo nos garante que muitas pessoas viram Jesus depois de sua ressurreição: Pedro, os discípulos, mais de quinhentos crentes (a maioria ainda estava viva quando Paulo escreve isto), todos os apóstolos e, finalmente, Paulo em si.

A ressurreição é um fato histórico. Não seja desencorajado por pessoas que negam a Ressurreição, pois todos um dia verão a prova viva quando Jesus voltar.

Além disso cabe lembrar que todos os apóstolos e santos que viram Jesus ressurreto derramaram suas vidas pelo Senhor, pela verdade de sua ressurreição.

O que a Bíblia ensina sobre a nossa ressurreição?

“Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?”* 1 Coríntios 15:12

A nossa ressurreição inclui o nosso corpo e a nossa alma:

A maioria dos gregos não acreditavam que o corpo de uma pessoa poderia ser ressuscitado depois da morte. Eles viam a vida após a morte como algo apenas para a alma. De acordo com os filósofos gregos, a alma era a “pessoa de verdade” presa num corpo físico e, na morte, a alma, ou a pessoa, era liberta.

Não havia imortalidade para o corpo, mas a alma entrava num estado eterno. O cristianismo, no entanto, afirma que o corpo e a alma serão unidos depois da ressurreição. A igreja de Corinto estava no coração da cultura grega, desta maneira, muitos crentes tinham dificuldades em acreditar na ressurreição do corpo.

Nossa ressurreição é certa por causa da ressurreição de Cristo (Hebreus 7:22-28):

A ressurreição de Cristo é o centro da fé cristã, Porque Cristo ressuscitou como Ele havia prometido, nós sabemos que o que Ele disse é a Verdade – Ele é Deus. Porque Ele ressuscitou, nós temos certeza de que nossos pecados são perdoados. Porque Ele ressuscitou, Ele nos representa perante Deus. Porque Ele ressuscitou e venceu a morte sabemos que nós também ressuscitaremos. Renove hoje sua esperança!

Nossa ressurreição é a nossa única esperança para a Vida Eterna:

Nos dias de Paulo o cristianismo levava a pessoa à execução, exclusão da família e, em muitos casos, à pobreza.

Havia pouca vantagem, material, em ser cristão naquela sociedade. O mais importante, no entanto, é que se Cristo não tivesse ressuscitado, os cristãos não poderia ser perdoados pelos seus pecados e não teriam nenhuma esperança de Vida Eterna.

Não deixe a Glória do mundo tirar sua Esperança em Jesus!

Sermão: “Ressurreição e A Ressurreição de Jesus” Pr. Jamil Jorge.

Jamil Filho

Jamil Filho

Servo de Cristo Jesus, proclamador das Boas Novas, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais