/ Jesus

Salvação, o plano divino para a Redenção do homem

“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” (João 3:14-21)

Primeiramente vejamos as definições aplicáveis à palavra Salvação:

  1. Segundo o Dicionário Teológico a palavra Salvação pode ser traduzida do grego, soteria, como “libertação de um perigo iminente. Livramento do poder e da maldição do pecado. Restituição do homem à plena comunhão com Deus”. Esta seria a definição etimológica;

  2. Já a definição teológica da Salvação pode ser compreendia como Deus, por seu infinito amor, graça e misericórdia, ofereceu seu Filho Unigênito para salvar, pela graça, através da fé, aqueles que o recebem como seu Único Senhor e Salvador (Ef 2: 8-10).

Ante isso podemos dizer que o plano de Salvação trata-se não apenas de um livramento do castigo eterno, mas também de uma libertação do poder do pecado.

Mas como ser salvo? Como se tornar um filho de Deus?

Antes de tudo é preciso deixar claro que Deus não tem uma lista de pessoas que hão de ser salvas e condenadas já estabelecida! Todos aqueles que se achegarem com coração sincero e arrependido diante dEle hão de ser aceitos pelo nosso Senhor.

  1. Chegue-se a Deus confessando o seu pecado e culpa. O pré-requisito para ser salvo é reconhecer que nós, seres humanos, necessitamos de Deus.

Devemos reconhecer nossa natureza pecaminosa e que somente em Jesus encontramos o caminho para Deus:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Podemos confiar que se nos achegarmos a Ele não seremos rejeitados:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

Confesse seus pecados, pois nEle encontramos o perdão e a purificação de todas as nossas transgressões: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9);

  1. Confie nEle para perdoar seus pecados. Jesus foi massacrado por nossos pecados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Isaías 53:6

Através do sangue puro de Cristo derramado no Calvário alcançamos o perdão para as nossas iniquidades, basta confessá-lO e confiar eu Ele o perdoará;

  1. Pela fé confesse e receba a Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador.

Somente em Jesus há Salvação e “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5:12) para isso devemos receber a Cristo, pois “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;” (João 1:12).

Jesus morreu para que o propósito de Salvação se tornasse alcançável para nós, seres humanos, no entanto somente através de uma vida centrada na Palavra de Deus e na plena comunhão com Cristo e com sua Igreja alcançaremos a Redenção Eterna.

Que Deus vos abençoe!

Jamil Filho

Jamil Filho

Servo de Cristo Jesus, proclamador das Boas Novas, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais