/ Provérbios

Meditações em Provérbios #01

Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso; para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos; para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios suas adivinhações. Provérbios 1:1-6

A Paz esteja convosco! Hoje estaremos iniciando uma série de postagens baseadas no livro de Provérbios, com o intuito de meditar nas palavras de sabedoria ali inspiradas por Deus na vida de Salomão.

Salomão foi o terceiro rei de Israel, filho de Davi. No inicio de seu reinado, o Senhor apareceu-lhe em sonho dizendo-lhe: "... Pede o que quiseres que te dê" (1Rs 3:5b); Ele amava à Deus e andava nos estatutos de Davi seu pai (1Rs 3:3), e diante de tal oportunidade, optou por pedir à Deus "... um coração entendido para julgar a teu povo..." (1Rs 3:9), ele reconheceu que necessitava da sabedoria divina para dirigir o povo de Deus, e foi atendido. Deus concedeu a Salomão sabedoria tal que nunca se houve na Terra (1Rs 3:12), além de riquezas e glória (1Rs 3:13).

Sob inspiração do Espirito Santo escreveu três livros nas Sagradas Escrituras, e disse três mil provérbios (1Rs 4:32). Ele edificou o templo, e seu reino foi grande. Entretanto, Salomão não permaneceu nos estatutos que Deus lhe tinha ordenado (1Rs 11:6), casou-se com muitas mulheres de povos estranhos, e estas perverteram seu coração (1Rs 11:4), e Salomão seguiu outros deuses e edificou-lhes altos (1Rs 11:7). E o Senhor não se agradou, e por estes pecados tirou-lhe o reino (1Rs 11:9-13).

A queda de Salomão deixa à nós uma advertência, não basta apenas conhecer e ensinar os princípios divinos para evitarmos o pecado e apostasia, mas sim buscar agradar à Deus com um coração sincero e seguir os estatutos, conforme Dt 6:5-9, além de estar em constante vigilância quanto à nossa vida com Deus (1Cor 10:12) e andar em constante temor.

Mas agora, você pode estar se perguntando: "Porque devemos então buscar a sabedoria, se mesmo sendo o homem mais sábio, Salomão desviou-se dos caminhos do Senhor?" Devemos buscar sabedoria, pois esta é, biblicamente, o pensar e agir de acordo com o a vontade e a Palavra de Deus, tomando-a como padrão para orientar nossas vidas, sendo assim crucialmente necessária para o cristão. Estes ensinamentos contidos neste livro, nos ensinam a viver uma vida agradável aos olhos de Deus, tendo assim uma vida feliz e próspera evitando o pecado e suas consequências.

Então que o Senhor esteja falando grandemente nessas próximas semanas, onde estaremos meditando no livro de Provérbios! Fiquem com Deus!

Meditações em Provérbios #01
Compartilhe:

Assine o boletim Euaggelion