Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Reflexões Bíblicas

Separação espiritual

  • Jamil Filho

    Jamil Filho

    Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

    Ler mais artigos deste autor.

    Jamil Filho

Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. 2 Coríntios 6:17,18

Todos nós, como cristãos, sabemos que para que sejamos salvos devemos permanecer firmes nos Caminhos do Senhor. Jesus já nos alertou “que aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mateus 24:13).

A nossa perseverança no Evangelho só será bem sucedida se for precedida pela santificação.

Através da separação espiritual do mundo conseguiremos, com o auxílio e suporte da Palavra de Deus e de seu Santo Espírito, resistir às tentações.

No Antigo Testamento a separação de Israel, como povo de Deus, era uma exigência contínua.

Os israelenses deviam ser diferentes dos demais povos e santos, pois pertenciam ao Senhor Deus e somente a Ele obedeceriam (Lv 11:44; Dt 7:3).

E hoje não é diferente, assim como nos tempos do Antigo Testamento, o povo de Deus, a Igreja de Cristo, deve permanecer afastada do sistema corrupto e ímpio, pois assim como Cristo, não somos deste mundo (Jo 16:17) e, portanto, não devemos viver conforme o sistema ímpio.

Devemos odiar o pecado, a impiedade, a conduta de vida deste mundo (Rm 12:9; Hb 1:9; 1 Jo 2:15), além disso nossa separação do mundo deve nos levar a nos opor às falsas doutrinas (Gl 1:9), aos falsos mestres, seitas ou igrejas que se opõe e distorcem as verdades bíblicas (Mt 7:15; Rm 16:17; Gl 1:9; Tt 3:9-11; 2 Jo vv 10,11). A nossa separação espiritual deve nos levar à amar a Deus e ao seu Reino, aproximando-nos cada vez mais dEle e de sua vontade.

A santificação possuí como propósito, além de nos conduzir à salvação (1 Tm 4:16), o convencimento dos incrédulos através das verdades do Evangelho, além de nos levar à uma vida centrada na vontade de Deus e em seus propósitos (Mt 22:37; 2 Co 6:16-18).

Assim como está escrito em Hebreus 12:14, sejamos santos e firmes na Palavra de Deus, pois sem santificação jamais veremos ao Senhor. Que Deus vos abençoe.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

Leia mais
Separação espiritual
Compartilhe