Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Curiosidades Bíblicas

Curiosidades Bíblicas #01 - Atos 9:3-4

  • Jamil Filho

    Jamil Filho

    Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

    Ler mais artigos deste autor.

    Jamil Filho

A paz amados irmãos, hoje estaremos dando início às postagens referentes a curiosidades bíblicas e análise das passagens tomando como base não apenas o contexto do trecho em questão, mas também os fatores culturais, religiosos e políticos da época.

Não seguiremos uma ordem cronológica dos livros da Bíblia, mas estaremos, ao decorrer do tempo, escolhendo trechos e passagens que, muitas vezes, são fontes de interpretações errôneas principalmente por falta de conhecimento do contexto em que tal fato ocorreu.

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Atos 9:3-4

Estes dois versículos são, sem sombra de dúvidas, muito conhecidos no meio cristão. Não vou explicar o contexto da passagem, pois acredito que você, querido leitor, já conheça muito bem.

A questão a ser analisada aqui é a comum afirmação de que, ao se encontrar com o Senhor Jesus, Paulo, até então chamado de Saulo, teria caído do cavalo!

Encontramos três referências ao evento no livro de Atos, no capítulo 9:3-4, capítulo 22:6-10 e capítulo 26:12-16.

Se lermos todas as três passagens não encontraremos nenhuma referência ou pista de que o apóstolo estava montado num cavalo:

Atos 9.4: “E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?”

Atos 22.7: “E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?”

Atos 26.14: “E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.”

Em momento algum nos é relatado que Paulo tenha caído de um cavalo e, também, não nos é relatado se estavam à pé ou montados em algum outro animal.

Esta interpretação, um pouco especulativa, embora não comprometa a fé cristã não possui amparo nem, muito menos, fundamentação nos escritos bíblicos.

Que Deus vos abençoe.

...

Caso deseje ler uma tradução palavra por palavra do original acesse a Bíblia Grego/Inglês Interlinear: http://biblehub.com/interlinear/

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

Leia mais
Curiosidades Bíblicas #01 - Atos 9:3-4
Compartilhe