Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Provérbios

Meditações em Provérbios #02

O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. Porque diadema de graça serão para tua cabeça e colares para teu pescoço. Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas. Se disserem: Vem conosco, espiemos o sangue, espreitemos sem razão os inocentes, traguemo-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de fazenda preciosa; encheremos nossas casas de despojos; lançarás a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas. Porque os pés deles correm para o mal e se apressam em derramar sangue. Na verdade, debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave. E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e a sua própria vida espreitam. Tais são as veredas de todo aquele que se entregam à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem. Provérbios 1:7-19

Logo de inicio, no texto, nos deparamos com um versículo que nos traz uma palavra de extrema importância na vida de um cristão, a Palavra de Deus nos orienta a ter "temor do Senhor" (v.1a), que alguns interpretam como sendo medo de Deus, porém, na verdade, o temor aqui citado se refere à reverência que devemos ter à Deus, uma sincera atenção as coisas santas e a Palavra, além de reconhecer a Sua santidade e poder, e honrá-lo com toda a nossa vida.

Quem teme à Deus obedece à Sua palavra e se afasta do pecado (Êx20:20), e Ele promete bençãos para todo aquele que o teme (Sl 112). Se por um lado aquele que teme à Deus é sábio, afasta-se do mal, e recebe as bençãos divinas; aqueles que desprezam a Sua Palavra são chamados de loucos (v. 1b), pois desviaram-se dos padrões divinos e a destruição e morte virá sobre a vida destes (Pv 1:32).

Agora em seguida é ressaltada a importância de temer à Deus e de possuir um estreito relacionamento com o Senhor, pois as tentações virão (v. 10), o mundo nos chama diariamente, porém O Senhor nos diz: "... não consintas.";

E se não possuirmos este relacionamento e temor, estaremos muitos tendenciados à carne (Gl 5:16 e 24). Devemos nos afastar daqueles que querem distanciar-nos dos caminhos de Deus, (v.15, Sl 1:1), mesmo que isto nos custe muitas das vezes uma vida isolada dos demais, porque sabemos que os caminhos de transgressão e prazeres pecaminosos só nos levam à angústia, sofrimento, calamidade, destruição e por fim à morte ( v. 27, Rm 6:23), "Tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a vida dos que à possuem"; fica à nós o conselho de Deus, que possamos atentar para Suas palavras (v. 8-9).

Meditações em Provérbios #02
Compartilhe