Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Provérbios

Meditações em Provérbios #03

A suprema Sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta sua voz. Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras: Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós loucos, aborrecereis o conhecimento? Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espirito e vos farei saber as minhas palavras. Provérbios 1:20-30

Hoje nos é feito um convite à suprema Sabedoria, sabemos que a Jesus é a Sabedoria de Deus:

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação e redenção; 1 Coríntios 1:30

Através de Cristo, nós alcançamos a redenção, e Deus derrama sobre nós o Seu Espirito que nos ensina a Sua palavra (v.23). O convite à ter essa vida com Deus e ao abandono do pecado, é feito em toda parte e de forma altissonante (v. 20-21). Até quando a humanidade continuará amando seus próprios desejos e rejeitando à Deus? Somos exortados à conversão e abandono de tais caminhos, e sobre o alerta:

Mas, porque clamei. e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; antes, rejeitastes todo meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor, vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia. Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seu próprios conselhos. Porque o desvio do simples os matará, e a prosperidade dos loucos o destruirá. (v. 24-32)

Entretanto saiba de uma coisa: "... o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal" (v.33).

Meditações em Provérbios #03
Compartilhe