Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Provérbios

Meditações em Provérbios #04

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares teu coração ao entendimento, e por inteligencia alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guarde as veredas do juízo e conserve o caminho dos seu santos. Então, entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará Provérbios 2:1-11

Como vocês devem ter visto, o Euaggelion está publicando devocionais sobre o Salmos 119, salmo este que nos ensina à buscar, amar e seguir à cada dia mais a Palavra de Deus, e é exatamente sobre isto a instrução em Provérbios hoje.

Como lemos acima, para alcançar o temor do Senhor, sabedoria e todas as bençãos que Deus reserva à seus servos, há uma condição: "... se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos...", muitos podem dizer que já aceitaram a Palavra de Deus, simplesmente pelo fato de concordar ou simpatizar pelo que está escrito na Bíblia, entretanto, não buscam veementemente e ansiosamente como diz o trecho. Devemos nos interessar e obedecer de coração aos ensinamentos de Deus (v.2), pois isso demonstra se realmente amamos à Cristo e Sua Palavra:

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele João 14:21

Para compreendermos o anseio que devemos ter por ter conhecimento na Palavra e inteligência, é feito uma comparação, devemos buscá-los assim como buscamos prata e tesouros (v.4).

Talvez você não esteja à procura de metais preciosos, entretanto, todos buscam uma renda melhor, bens materiais como casa carro e etc., alguns até investem muito tempo e dedicação nesta procura, se esforçando ao máximo para ascender socialmente, ou então, satisfazer todos os seus "sonhos de consumo", porém Deus nos diz que devemos investir este esforço para compreender sua Palavra, devemos clamar pelo entendimento (v.3), porque assim nós acharemos e alcançaremos o temor do Senhor!

Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração Jeremias 29:30

Pedi, e dar-se-vos-á, buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á Mateus 7:7

Como vemos acima basta buscar, pois, conforme lemos no texto principal, o Senhor dá sabedoria, mas apenas àqueles que andam em retidão (v.7). Sabedoria esta que nos guardará do mal caminho e tentações, conforme vemos nos versículos seguintes:

O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; para te livrar do mau caminho e do homem que diz coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; que se alegram de mal fazer e folgam com a perversidade dos maus, cujas veredas são tortuosas e desviadas nas suas carreiras; para te livrar da mulher estranha e da estrangeira, que lisonjeia com suas palavras, a qual deixa o guia da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus; porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos; todos os que se dirigem a elas não voltarão e não atinarão com as veredas da vida. Para que andes pelo caminho dos bons e guardes as veredas dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os sinceros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados. Provérbios 2:11-22

Meditações em Provérbios #04
Compartilhe