Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Provérbios

Meditações em Provérbios #05

Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos; 2. Porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz. 3. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; 4. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens. 5. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7. Não seja sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8. Isto será remédio para o teu umbigo, e medula para teus ossos Provérbios 3:1-8

O texto de hoje nos exorta confiar inteiramente em Deus e em Seus mandamentos. Observe que Salomão, em várias passagens do livro de Provérbios, nunca desvinculou a sabedoria com o obedecer os mandamentos divinos ( Pv 2:23b; 2:1), e mais uma vez enfatiza a não esquecer a lei de Deus e obedece-la, guardando-a em nosso coração (v.1, 3).

Muitas vezes, no dia-a-dia, somos sempre colocados a tomar várias decisões, sejam elas importantes e decisivas ou até mesmo triviais.

Nessas circunstâncias muitas vezes nos sentimos autossuficientes ou até mesmos sábios e aptos à tomar a nossa decisão, entretanto, como já lemos acima, não devemos nos apoiar sobre o nosso entendimento e sabedoria (v. 5 e 7), mas sim depositar em Deus confiança, e reconhece-lo em nossos caminhos, ou seja, admitir o seu senhorio sobre nossa vida e ações e fazer sua vontade, pois ele nos capacitará a tomar as decisões certas e seguir o caminho correto (v. 6), e isto nos será como remédio (v. 8).

Que a nossa confiança sempre esteja em Deus e em sua Palavra! Que Deus vos abençoe.

Meditações em Provérbios #05
Compartilhe