/ Curiosidades Bíblicas

Curiosidades Bíblicas #03 (Mateus 26:31-34)

Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galileia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Mateus 26:31-34

Trata-se de uma clássica narrativa das Sagradas Escrituras. O momento antes de Cristo ser morto em favor da humanidade, os momentos de desespero e medo de seus discípulos, da traição e do receio de Pedro em assumir a posição de seguidor daquele que, naquele momento, estava sendo condenado.

Todos nós conhecemos este trecho das Sagradas Escrituras, no entanto, muitas vezes erramos em um pequeno detalhe: o número de vezes que o galo cantou.

Propositalmente selecionamos uma referência que não nos revela quantas vezes o galo cantaria.

Note que Cristo anuncia que o apóstolo Pedro o negaria três vezes: “Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás”.

O “três vezes” se refere ao número de vezes que o apóstolo negaria ao seu Senhor. Mas a Bíblia nos revela, além do número de vezes que Pedro negou a Cristo, o número de vezes que o galo cantaria?”

Sim! Confira, o mesmo trecho, em Marcos 14:29-30:

E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.

E, mais adiante em Marcos 14:66-72:

E, estando Pedro embaixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote; E, vendo a Pedro, que se estava aquentando,olhou para ele, e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno. Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou. E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais. Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante. E ele começou a praguejar, e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, retirando-se dali, chorou.”

Ou seja, o galo não cantou três vezes como muitos costumam dizer, mas sim duas. E ai, você conhecia esta curiosidade bíblica!?

Que Deus vos abençoe.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais