/ Curiosidades Bíblicas

Curiosidades Bíblicas #05 (...Todos os Reinos do mundo)

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram. Mateus 4:1-11

Creio que esta passagem é conhecida, não apenas pelos cristãos, como também pela grande maioria da nossa sociedade. E, através de uma breve análise, conseguiremos identificar três pontos importantes.

  1. Somente através da Palavra o pecado e Satanás é vencido;
  2. Satanás também conhece as Sagradas Escrituras, creio que melhor do que muitos cristãos, no entanto ele a distorce a fim de enganar e iludir com um “evangelho fácil”;
  3. E, por fim, o diabo não mentiu para Cristo ao propor uma troca: “Os reinos do mundo por adoração”.

É neste último tópico que vamos nos concentrar hoje. Muitos e muitos pastores e cristãos dizem que Satanás mentiu para Jesus ao dizer que todos os reinos da Terra estava em suas mãos (Mt 4:8-9).

Mas qual que é o trecho que entra, teoricamente, em contradição com a declaração de Satanás? Existem dois trechos bíblicos, um é do salmista Davi e o outro é uma referência do apóstolo Paulo ao que o salmista escreveu:

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmos 24:1

Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. 1 Coríntios 10:26

Sabemos que, como Criador de todas as coisas (me refiro à todos os recursos naturais bem como tudo o que conhecemos e não conhecemos do Universo) Deus, consequentemente, é Aquele que não apenas mantém o Universo com a sua mão, mas também possuí a propriedade de tudo o que existe.

No entanto o que Satanás propôs entregar para Cristo não foram os recursos e as belezas naturais, mas sim os reinos e a glória material do mundo:

Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

O diabo não mostrou “toda a natureza e sua glória”, mas sim “todos os reinos do mundo”, ou seja, tudo que no mundo havia de mais valioso e poderoso foi apresentado a Cristo.

O apóstolo João nos alerta “…que todo o mundo está no maligno.” (1 João 5:19), o apóstolo não se refere ao mundo, planeta Terra, natureza e tudo que nela há, mas sim ao sistema moral, político e religiosodesta terra.

É interessante observarmos que Satanás tem sim o poder, limitado por Deus, sobre o governo, a economia, o sistema moral que rege a grande maioria da humanidade, o entretenimento, a arte, a ciência e, por que não dizer, até sobre a religião.

Ele não foi mentiroso ao fazer tal proposta, pelo contrário, ele apresentou aquilo que possuí, apenas e tão somente bens que são consumidos com o passar dos anos.

Hoje não é diferente, Satanás propõe todos os dias para os cristãos reconhecimento, fama e riqueza terrena. Não precisamos dizer que a grande maioria aceita de bom grado, mas tudo tem seu preço e o apóstolo João nos alerta:

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

Possuímos o direito de escolher a oferta de riquezas e bens materiais ou os bens eternos ao lado de Cristo. Que Deus vos abençoe.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais