/ Curiosidades Bíblicas

Curiosidades Bíblicas #05 (...Todos os Reinos do mundo)

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram. Mateus 4:1-11

Creio que esta passagem é conhecida, não apenas pelos cristãos, como também pela grande maioria da nossa sociedade. E, através de uma breve análise, conseguiremos identificar três pontos importantes.

  1. Somente através da Palavra o pecado e Satanás é vencido;
  2. Satanás também conhece as Sagradas Escrituras, creio que melhor do que muitos cristãos, no entanto ele a distorce a fim de enganar e iludir com um “evangelho fácil”;
  3. E, por fim, o diabo não mentiu para Cristo ao propor uma troca: “Os reinos do mundo por adoração”.

É neste último tópico que vamos nos concentrar hoje. Muitos e muitos pastores e cristãos dizem que Satanás mentiu para Jesus ao dizer que todos os reinos da Terra estava em suas mãos (Mt 4:8-9).

Mas qual que é o trecho que entra, teoricamente, em contradição com a declaração de Satanás? Existem dois trechos bíblicos, um é do salmista Davi e o outro é uma referência do apóstolo Paulo ao que o salmista escreveu:

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmos 24:1

Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. 1 Coríntios 10:26

Sabemos que, como Criador de todas as coisas (me refiro à todos os recursos naturais bem como tudo o que conhecemos e não conhecemos do Universo) Deus, consequentemente, é Aquele que não apenas mantém o Universo com a sua mão, mas também possuí a propriedade de tudo o que existe.

No entanto o que Satanás propôs entregar para Cristo não foram os recursos e as belezas naturais, mas sim os reinos e a glória material do mundo:

Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

O diabo não mostrou “toda a natureza e sua glória”, mas sim “todos os reinos do mundo”, ou seja, tudo que no mundo havia de mais valioso e poderoso foi apresentado a Cristo.

O apóstolo João nos alerta “…que todo o mundo está no maligno.” (1 João 5:19), o apóstolo não se refere ao mundo, planeta Terra, natureza e tudo que nela há, mas sim ao sistema moral, político e religiosodesta terra.

É interessante observarmos que Satanás tem sim o poder, limitado por Deus, sobre o governo, a economia, o sistema moral que rege a grande maioria da humanidade, o entretenimento, a arte, a ciência e, por que não dizer, até sobre a religião.

Ele não foi mentiroso ao fazer tal proposta, pelo contrário, ele apresentou aquilo que possuí, apenas e tão somente bens que são consumidos com o passar dos anos.

Hoje não é diferente, Satanás propõe todos os dias para os cristãos reconhecimento, fama e riqueza terrena. Não precisamos dizer que a grande maioria aceita de bom grado, mas tudo tem seu preço e o apóstolo João nos alerta:

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

Possuímos o direito de escolher a oferta de riquezas e bens materiais ou os bens eternos ao lado de Cristo. Que Deus vos abençoe.

Jamil Filho

Jamil Filho

Servo de Cristo Jesus, proclamador das Boas Novas, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais