Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Provérbios

Meditações em Provérbios #07

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela. Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminho de delícias, e todas as suas veredas, paz. É árvore da vida para os que a seguram, e bem-aventurado são todos os que a retêm Provérbios 3:13-18

Nas meditações anteriores, vimos o quanto a sabedoria é importante na vida cristã, e aquele que adquire conhecimento e sabedoria, ou seja, conhece as leis divinas e vive sob a vontade de Deus, é chamado bem-aventurado (v. 13).

E realmente, felizes são todos aqueles que servem verdadeiramente ao Senhor, pois eles receberão as bençãos que Deus tem preparado a Seus filhos, como observamos nos versículos seguintes.

Algumas pessoas podem pensar que estas bençãos são materiais, devido aos versículos 14 ao 16: "Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela. Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra".

Entretanto, há apenas uma comparação entre a sabedoria e as riquezas terrenas, a fim de nós compreendermos o valor sublime que esta possui. Ela é mais valiosa do que a prata, ouro e qualquer outra pedra preciosa.

Mesmo a Bíblia deixando claro muitas vezes que as riquezas terrenas são infinitamente inferiores se comparadas com as bençãos de Deus, ainda observamos dentro das igrejas modernas uma tendência muito forte em buscá-las. Todos já devem ter ouvido sobre o evangelho da prosperidade, e o quanto ela valoriza as riquezas, como se estas fossem sinais da benção e aprovação de Deus.

Os que apoiam tais doutrinas, reduzem o poder de Deus a ouro e prata, meros metais, sem valor algum perante Seu grande poder!

Agora você pode estar se perguntando sobre o versículo 16, "Aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra", não é sempre que o cristão possui riquezas e honras nesta terra, grande parte dos cristãos não possuem condições financeiras favorecidas e sabemos que o mundo os despreza, mesmo que vivendo de acordo com a sabedoria de Deus. Entretanto, na eternidade, Deus honrará todo aquele que o serviu, e estes serão participantes das riquezas divinas!

Por fim, vemos que aqueles que andam em sabedoria, andam em caminhos de delícias e paz (v. 17). No novo testamento vemos também o quão agradável é andar sob aos mandamentos de Jesus:

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu fardo é leve. Mt 11:29,30

Que o Senhor vos abençoe, continue com Cristo, pois pois só assim seremos bem-aventurados!

Meditações em Provérbios #07
Compartilhe