Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Provérbios

Meditações em Provérbios #08

Não detenhas dos seus donos o bem, estando na tua mão poder fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai e torna, e amanhã to darei, tendo-o tu contigo. Não maquines mal contra teu próximo, pois habita contigo confiadamente. Não contendas com alguém sem razão, se te não tem feito mal Provérbios 3:27-30

A Palavra hoje aborda como devemos tratar o nosso próximo. Não é de hoje que as pessoas tratam bem os seus amigos, enquanto o desconhecido ou o inimigo é deixado de lado, ou então, tratado com hostilidade quando necessitam de ajuda e auxilio.

Somos exortados a não proceder desta maneira, mas, quando for possível, devemos fazer o bem (v. 27), e prontamente (v. 28), além de não maquinar o mal contra ninguém (v.29) e evitar brigas sem motivos (v.30).

Tome consciência de que, caso saiba quando deve fazer o bem, não poderá fugir desta obrigação, pois assim, estará em desobediência, conforme Tiago 4:17: "Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado", além dos ensinamentos do próprio Cristo:

...Amarás o teu próximo como a ti mesmo Mateus 22:39b

...Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam Lucas 6:27b

Que o Senhor nos dê sabedoria, para tratar o nosso próximo conforme a Sua palavra! Que o Senhor vos abençoe.

Meditações em Provérbios #08
Compartilhe