Apologética Devocional DropsGelion Reflexão Sobre Fale Conosco
/ Jesus

Comestes do pão e vos saciastes

  • Jamil Filho

    Jamil Filho

    Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

    Ler mais artigos deste autor.

    Jamil Filho

“Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” (João 6:26)

Esta é uma passagem bastante conhecida, após ensinar e fazer inúmeros milagres Jesus alimenta, milagrosamente, cinco mil homens (João 6:1-13).

No entanto, ao estudarmos mais detalhadamente esta passagem encontramos algo que, ainda hoje, permanece no meio daqueles que se denominam “seguidores de Cristo”.

Jesus, milagrosamente, alimentou cinco mil homens a partir de cinco pães e dois peixes. Conforme as Sagradas Escrituras nos revelam, todos comeram até se saciar (João 6:12)

O mais interessante é que, depois de alimentar a multidão e ao passar para o outro lado do mar, Jesus se depara, no dia seguinte, novamente com aquela multidão. Neste novo encontro Jesus lhes revela o real desejo daqueles homens.

“Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.”

Percebam que aquela multidão não estava seguindo a Jesus Cristo por causa do milagre que Ele havia feito, sua admiração por Ele não estava apoiada no fato de Jesus ter alimentado, com apenas cinco pães, uma multidão que, segundo os estudiosos, passava dos dez mil.

Pelo contrário, eles atravessaram o mar apenas por um motivo, porque comeram do pão e se saciaram. Eles seguiram Jesus apenas porque Ele havia saciado sua fome, Ele havia suprido sua necessidade física. Nem sequer pararam para admirar o tamanho do milagre de Cristo, estavam mais preocupados em encher seus estômagos do que em ouvir os ensinamentos de Jesus.

Trazendo para os nossos dias…

Quantos cristãos (supostos cristãos), pastores, pregadores ou simpatizantes do Evangelho não estão buscando ao Senhor Jesus apenas por aquilo que Ele pode dar? Pelos sonhos e projetos que desejam que Ele cumpra? E não por aquilo que Ele é?

Assim como a multidão muitos hoje não tem um real desejo em aprender aquilo que Jesus Cristo tem para nos ensinar (João 6:66). Devemos tomar cuidado para não cair no mesmo erro da multidão.

Devemos fazer assim como o Apóstolo Pedro, enquanto todos viravam as costas para os Ensinamentos de Cristo Jesus, pois Ele exigia compromisso e fidelidade, Pedro declara: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.” (João 6:68)

Por intermédio do Espírito Santo Pedro reconhece que, indiferente se Cristo lhe alimentasse materialmente, Ele era o Cristo e, acima da comida material, nEle estava a comida espiritual e a água viva.

Nossa devoção a Cristo deve estar firmada em nosso desejo em conhecê-lo e servi-lo pelo que Ele é. Pela sua Santidade. Pelo seu amor incondicional e por sua eterna glória e poder.

Não busque a Jesus apenas para saciar sua fome, para conquistar bens materiais, para ser “importante” e “bem de situação”. Siga os conselhos do Mestre “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” (João 6:27)

Que Deus vos abençoe. Fique na Paz de Cristo Jesus.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

Leia mais
Comestes do pão e vos saciastes
Compartilhe