/ Bíblia

Deixar de ler a Bíblia me levará para o inferno?

A pergunta que lhe faço, antes de mais nada, é “Um cristão que não lê a Bíblia corre o risco de ir para o inferno?”

Recorramos às Escrituras Sagradas para isso. Em Oséias 4:6 está escrito:

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

Em apenas um versículo encontramos uma série de argumentos que nos mostram a importância da leitura bíblica e da meditação nos mandamentos do Senhor:

  • A falta de conhecimento, neste caso conhecimento bíblico, leva à destruição: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento”;
  • Deus rejeita aquele que rejeita o conhecimento da Sua Lei:* “…porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei…”* e* “…esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.*

O salmista nos revela o segredo para permanecermos na presença de Deus “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmo 119:11). A base de uma vida correta e coerente perante o Senhor se firma em nosso zelo pela sua Palavra.

Sem a Palavra, sem o entendimento, o amor e a meditação jamais conseguiremos manter um padrão de vida, fala e postura alinhado com os princípios de Cristo.

Sem a Palavra jamais venceremos o pecado, pois* “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”* (Romanos 10:17) e “…esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (1 João 5:4).

Em 1 João 3:8 lemos “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.”

Por natureza jamais venceremos o pecado e a nossa carne (Romanos 3:9-10, 23). Nossa carne, nosso homem carnal sempre tenderá para o pecado e para a corrupção.

Somente através de Cristo, do conhecimento da Vontade de Deus por intermédio da revelação e ensinamento do Espírito Santo, pela Palavra, nos portaremos de maneira pura, santa e agradável ao Senhor.

Agora lhe pergunto: “Como um cristão pode saber a vontade de Deus se ele não lê a Bíblia Sagrada? Como saberá o que é certo ou errado se não usa as Escrituras como padrão de medida?”

Padrões morais ou éticos não determinam o que é espiritualmente correto. A Palavra de Deus é o único padrão de comparação, a única medida para o cristão. Sem ela o cristão não apenas fica alheio ao pecado, às investidas de Satanás, mas também está completamente distante da compreensão da Glória e Majestade de Deus.

Jesus declara “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15:14). No penúltimo artigo de 2015 meditamos um pouco acerca de ser conhecido por Deus. O nosso amor por Ele nos leva a ser conhecidos como amigos por Ele.

No entanto, conforme o próprio Cristo declara, só seremos seu amigo se nós o obedecermos. E não há outra maneira de obedecer a Deus se não conhecermos aquilo que Ele nos determina.

Como obedeceremos se não sabemos o que é errado ou o que é certo? Afirmo, com toda certeza, que um cristão que não lê a Bíblia não apenas corre um sério risco de estar no caminho para o inferno, mas também, conforme o Apóstolo Paulo declara em Romanos 2:24, é a causa da blasfêmia dos “gentios” contra Deus.

Da mesma maneira que um viajante que não lê o mapa jamais chegará ao seu destino, um cristão que não lê a Bíblia jamais chegará ao céu.

Minha oração é que, não apenas hoje, mas todos os dias você e eu desejemos e amemos a Bíblia Sagrada. Fique na Paz de Cristo e que Deus lhes abençoe.

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, criador e editor do Euaggelion.

Leia mais
Deixar de ler a Bíblia me levará para o inferno?
Compartilhe:

Assine o boletim Euaggelion