/ Dropsgelion

Bem-vindo à Broadway Religiosa - Dropsgelion #01

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas 2 Timóteo 4:3–4

O Apóstolo Paulo registrou, com séculos de antecedência, aquilo que vemos no cenário cristão da atualidade. Um cenário onde o Evangelho seria odiado não pelos “de fora”, mas sim por aqueles que enchem os grandes templos aos domingos à noite.

A sã doutrina é odiada, desprezada, deixada de lado. Onde estão as pregações acerca da maravilhosa graça de Deus manifesta em Jesus?

Onde está a simplicidade do Evangelho? Do Evangelho que o próprio Deus pregava sentado na relva com a simples linguagem do povo?

Você já parou para pensar que Jesus, sendo Deus e Criador de todas as coisas, anunciava o Reino Eterno da maneira mais simples possível? Sem extensas horas de música, sem shows, sem gelo seco, sem paletó e gravata, sem nenhum artifício pirotécnico e emotivo.

Ele apenas andava pelas cidades falando de Deus e do amor dEle pelos homens.

A Broadway Religiosa

Parece que contemplo a personificação religiosa perfeita da Broadway, grandes massas se reunindo aos domingos a noite em seus maravilhosos teatros, pagam 10% como ingressos e se entretém por algumas horas vendo e ouvido belas e maravilhosas representações, dramas e proclamações de vitórias, voltam para suas casas tão vazios quanto saíram, acordam na segunda de manhã e iniciam mais um ciclo vicioso de vida longe de Cristo.

Paulo estava certo, a sã doutrina e seus defensores seriam rechaçados e doutores conforme as próprias concupiscências seriam aclamados.

Textos de autoajuda, com conteúdo exclusivamente antropocêntrico e antibíblico são mais aceitos e estão mais presentes no “universo cristão” do que uma simples, pura e clara pregação centralizada na Pessoa de Cristo Jesus.

Estão entretendo o povo ao invés de informá-los, ao invés de apresentá-los a salvação em Cristo Jesus.

Quer algo pior do que dispor de meios para pregar o Evangelho da Salvação e desperdiçá-lo com palestras de autoajuda, com mensagens recheadas de triunfalismo terreno como se Deus fosse obrigado a abrir todas as portas?

A Igreja se tornou a Broadway Religiosa de nossos tempos. Os cultos se tornaram meras apresentações teatrais, meros escapes para as pressões do cotidiano, um local para networking, para descontração, para tudo, menos para anunciar a salvação eterna.

Quantas almas estão sedentas pela água da vida, estão sedentas por Cristo, mas estão sendo colocadas para fora? Não lhe permitem entrar, pois não possuem condições para pagar os altos valores dos ingressos, os altos tributos institucionais. Ou, quando entram, são cobiçadas por causa de sua lã e gordura?

Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto Ezequiel 34:10

O próprio Deus julgará a vocês animadores de plateia, pois ao invés de cuidar das ovelhas do Senhor serviram apenas aos seus próprios interesses, à sua própria ganância e volúpia.

E eu espero esse dia ansiosamente!

...

Bem-vindo à Broadway Religiosa - Publicado originalmente em: https://medium.com/@jamilfilho/bem-vindo-à-broadway-religiosa-d0d06852c175

Jamil Filho

Jamil Filho

Cristão por livre escolha, salvo pela graça, servo de Cristo Jesus, eterno estudante de teologia, fundador e editor do Euaggelion.

Ler mais